O QUE DIZEM OS NOSSOS PROFESSORES A RESPEITO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ?

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O QUE DIZEM OS NOSSOS PROFESSORES A RESPEITO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ?

Mensagem por Admin em Ter 23 Jun 2015 - 14:17

Caros Professores,

Transcrevo para este espaço as descrições de cada um dos nossos professores a respeito do projeto político pedagógico de nossa escola. Estas descrições estão contidas nas mais diversas postagens e em vários tópicos do nosso fórum. O objetivo deste tópico, portanto, é colocar em um único lugar tudo o que foi escrito sobre esta questão, como pretendo fazer com outras temáticas, no sentido de deixar documentado todo um conjunto de subsídios para estudos, análises e tomadas de posições posteriores. Em anexo, transcrevo cópia do respectivo documento

Um grande abraço a todos !!!

____________________________________________________

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

ESCOLA CLETO CAMPELO

Gravatá – PE



“Ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria” (Paulo Freire)



APRESENTAÇÃO

“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e suas qualificações para o trabalho.”

No anseio de dinamizar o que preceitua a LDB, esta Unidade de Ensino compromete-se com a sua clientela desenvolver na prática os princípios norteadores do Ensino Fundamental e Médio. Portanto, faz-se necessária a elaboração de uma proposta pedagógica dinâmica e coerente com a realidade escolar.



JUSTIFICATIVA

Esta Unidade de Ensino, sensibilizada com os desafios educacionais e comprometida com uma parcela da sociedade que busca na escola pública de qualidade a oportunidade de inclusão social, visando através da elaboração desta proposta pedagógica, atender a finalidade básica da educação.



OBJEIVO GERAL

Ø Proporcionar uma educação de qualidade, norteada pelos princípios educacionais explicitados na legislação em vigor. Tendo como foco principal a função social da escola.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ø Oportunizar acesso e permanência na escola;

Ø Favorecer a produção e a divulgação do conhecimento no ambiente escolar e na comunidade;

Ø Primar pela qualidade do ensino aprendizagem;

Ø Realizar atividades interdisciplinares norteadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais;

Ø Incentivar e dinamizar a participação em atividades culturais.

METAS GLOBAIS

Ø Oferecer educação básica nos vários níveis de ensino;

Ø Elevar o índice de rendimento dos anos que apresentarem baixo;

Ø Incentivar os alunos do Ensino Médio no 1º ano, tentando reduzir o abandono;

Ø Implantação do projeto aluno monitor;

Ø Proporcionar encontros com a comunidade escolar;

Ø Momentos de capacitação dos professores e funcionários, divulgar a realização na GRE;

Ø Realizar visitas domiciliares, buscando integração e solução de problemas;

Ø Vivenciar o calendário sócio cultural com a participação de professores e bibliotecários;

Ø Proporcionar momentos de conscientização pela conservação e limpeza da escola com professores e alunos;

Ø Otimizar a utilização dos recursos didáticos;

Ø Criar momentos de palestras informativas que auxilie o desenvolvimento do relacionamento familiar em combate a fatores que influenciam negativamente nas atividades educativas;

Ø Incentivar grupos de dança, teatro e capoeira;

Ø Incentivar o uso do fardamento, visando proteção do ambiente escolar;

Ø Realizar conselho de classe a cada bimestre com professores, coordenação e gestão;

Ø Incentivar a criação de projetos que incentive a leitura junto as bibliotecas;

Ø Criar hábito da oração, pelo menos no 1º turno.



AÇÕES

Ø Convocar os pais dos alunos com baixos rendimento e freqüência escolar;

Ø Divulgar e implantar o projeto aluno amigo, onde este passará a ser um colaborador na limpeza e conservação da escola;

Ø Trazer, na medida do possível, profissionais que evidenciem capacitação dos funcionários e professores;

Ø Visitar casas de alunos (quando houver impossibilidade dos pais freqüentarem a escola;

Ø Dinamizar junto com a biblioteca, atividades culturais do calendário;

Ø Evidenciar palestras e visitas às salas, procurando identificar problemas e soluções;

Ø Promover oficinas para uso de recursos didáticos na escola;

Ø Promover reuniões e palestras com alunos e comunidades;

Ø Requisitar das bibliotecárias, elaboração e implantação de projetos;

Ø Confeccionar cartões de identificação;

Ø Evidenciar e realizar a cada semestre o conselho de classe.



AVALIAÇÃO

Esta presente proposta será avaliada através do processo de amostragem com alunos e funcionários, visando identificar aeficácia das metas e ações.

Esta proposta ficará passível de alterações para adequação da realidade.



CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA



Identificação:

Nome da Escola: Escola Cleto Campelo

Jurisdicionada pela Secretaria de Educação de Pernambuco

Código da Escola: SEE: 26.066.623

Endereço: Av. Agamenon Magalhães s/n – CEP 55.642-210

Telefones: (81) 3563-9067



Número de alunos modalidade de ensino:

Ensino Fundamental: 504 (quinhentos e quatro) alunos;

Ensino Médio: 836 (oitocentos e trinta e seis) alunos.



Horário de funcionamento:

Manhã: 7h 10min às 11h 40mim;

Tarde: 12h 55min às 17h 40min;

Noite: 18h50min às 21h50min.



Número de turmas por turno:

Manhã: 11 (onze);

Tarde: 12 (doze);

Noite: 10 (dez).

Total: 33 (trinta e três).

Número de Professores:

Ensino Fundamental de 7º ano a 9º ano: 25 (vinte e Cinco) professores;

Ensino Médio: 30 (trinta) professores.



Número de funcionários:

21 (vinte e um) funcionários.



Composição da equipe administrativa, pedagógica e de apoio:

Gestores: Orlene Rosale Nascimento

Secretária: Janice Maciel da Silva Paiva

Educador de Apoio: Flávio Roberto Brainer de Oliveira

Apoio Pedagógico: Tassiane Bezerra de Vasconcelos



Auxiliares de Secretaria:

Edileuza Xavier da Silva

Iolanda de Arruda Rito

José Agostinho dos Santos Júnior



Bibliotecárias:

Ana Lúcia Rodrigues de Oliveira

Gilvanete Serafim Silva

Mirian Tavares de Farias Silva

Sônia Maria Farias de Paula



Analistas Educacionais:

Hávila Walkíria Souza de Lima Silva

Maria Josimary de Medeiros Correia Souza


Última edição por Admin em Ter 23 Jun 2015 - 14:54, editado 1 vez(es)
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PROFA. ADRIANA MENDES

Mensagem por Admin em Ter 23 Jun 2015 - 14:18

“Prazer em conhecê-lo PPP! Sou professora desta escola desde 2006 e não o conhecia, mas percebo que o mesmo deve ser o nosso "norte" , para que ocorra a harmonia em todos os ambientes da escola através de um trabalho conciso e eficiente.”
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PROF. ALEXANDRE RODRIGUES

Mensagem por Admin em Ter 23 Jun 2015 - 14:19

“Na verdade nunca houve um contato com o PPP que nos fosse mostrado a importância e necessidade do mesmo, após a abordagem do tema é que começamos a perceber a importância do tal para a saúde da escola em muitos aspectos, já que na maioria das situações que ocorrem não temos respaldo nenhum, a partir da abordagem começou-se a perceber sua relevância, é importante ver a preocupação dos colegas professores em analisá-lo e a busca de querer contribuir para sua melhora, são opiniões muito inteligentes e pertinentes dos nobres colegas, percebo que trata-se de uma ferramenta de vital importância e que deve se moldar as necessidades da instituição.”

"Quanto ao PPP tudo é relevante todos os instrumentos se interligam, tudo tem que ser analisado."


Última edição por Admin em Ter 23 Jun 2015 - 19:12, editado 1 vez(es)
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PROFA. CARMEM LÚCIA GOMES DA SILVA

Mensagem por Admin em Ter 23 Jun 2015 - 14:21

“Eu até pouco tempo desconhecia a existência do PPP da Escola Cleto Campelo, inclusive diversas vezes conversei com alguns colegas sobre a necessidade do mesmo, visto que ele é o documento que orienta as decisões da escola, daí a sua importância e a necessidade de que este seja criado pela comunidade escolar, ou seja, gestores, professores, alunos, pais e demais pessoas envolvidas no que diz respeito à vida na escola de certa forma fora dela. Não participei da sua elaboração, pelo menos não diretamente, mas acredito que o pontapé inicial já foi dado, ou seja, que ele saia do papel e possa de verdade ser "vivido" por todos nós, professores, alunos, etc. Infelizmente, talvez por culpa nossa, muitos alunos ainda desconhecem o fato de que existe um currículo, é o que tenho percebido em nossas conversas. Falta o esclarecimento, principalmente de nossa parte, no que diz respeito a dar  transparência  a coisas que dizem respeito ao trabalho realizado na escola, aos  elementos  que  norteiam  as  nossas  ações enquanto  educadores.”

"Amanhã é minha vez de ter esta "conversa" com o primeiro A, espero fazê-los entender a importância do PPP e o verdadeiro significado da palavra currículo"


“Este período de estudo e discussão sobre a elaboração do PPP, além de extremamente prazeroso e enriquecedor, é a oportunidade de agirmos coletivamente pela realização de uma ação que certamente servirá de ponto norteador para as nossas ações futuras. Isso já é um grande passo para a vivência de democracia que tanto pregamos e reivindicamos em nosso fórum.”

"O Projeto Político Pedagógico da Escola Cleto Campelo não trata de forma clara e objetiva esta temática (AVALIAÇÃO), mas a partir de leituras feitas anteriormente sobre o assunto, não acredito que a avaliação seja algo direcionado apenas ao estudante, talvez o êxito do nosso trabalho esteja dependendo principalmente da autoavaliação por parte dos professores. Quando eu como professora afirmo que o meu aluno não conseguiu uma nota porque não aprendeu, devo trazer a questão pra o meu lado, ou seja, preciso pensar no que e como ensinei, nos recursos que utilizei para facilitar o seu aprendizado, considerando que as pessoas aprendem em tempos diferentes."


Última edição por Admin em Qua 24 Jun 2015 - 9:55, editado 2 vez(es)
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PROF. DIEGO SILVA RIBEIRO ALVES

Mensagem por Admin em Ter 23 Jun 2015 - 14:24

“Particularmente não conhecia o PPP da escola Cleto Campelo, pois tive o privilégio de lê agora mesmo, no entanto em diversos momentos debatendo com os colegas da necessidade de transparência do mesmo tanto para nós professores quanto aos alunos. Tendo consciência de sua importância e também a necessidade de que exista sempre a possibilidade de que ele seja constantemente ajustado a realidade escolar do Cleto Campelo.”


“Acredito que grande parte das decisões da escola são tomadas com o conhecimento de maioria dos professores. No entanto a formulação do PPP ou até mesmo atualizações do mesmo não são de conhecimento dos professores, assim como o amigo Eduardo comentou acima. Em relação ao motivo dessa exclusão eu não tenho a mínima ideia, porém vale salientar que apenas temos CONHECIMENTO das decisões que ocorre dentro da escola que não é o mesmo de participar das decisões em alguns casos.”
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PROF. EDIVALDO MANOEL DOS SANTOS

Mensagem por Admin em Ter 23 Jun 2015 - 14:25

“Até então não conhecia o PPP da nossa escola. Percebo a grande importância do mesmo para nossa escola. Também não participei na elaboração mais com certeza a partir de agora vou colaborar com sugestões e para que ele fique mais sólido e assim contribua para melhorar ainda mais nosso processo de aprendizagem. Foi muito positiva a atitude. Acho que nossa escola estava precisando da elaboração desse projeto.”

"O gestor escolar deverá saber ouvir, alinhavar ideias, questionar, sabendo coordenar o processo educativo e anotar, sendo um articulador do PPP. É importante também a articulação do coordenador pedagógico, orientando, acompanhando a realização de reflexões e estudos juntamente com os professores."


Última edição por Admin em Sex 26 Jun 2015 - 16:48, editado 1 vez(es)
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PROF. EDUARDO JOSÉ DA SILVA

Mensagem por Admin em Ter 23 Jun 2015 - 14:28

“Creio que, nós professores nos sentimos excluídos nas decisões que partem da escola.  Acredito que se houvesse um poder maior de autonomia poderíamos incorporar à realidade da escola. Sendo que somos os sujeitos que atuam diretamente no processo de formação. Algumas situações de exclusão: A não participação na confecção do PPP e demais documentos da escola.”

"Em todo o trabalho, primeiramente faz-se necessário que os professores do ensino médio compreendamos as DCNEM, pois com a interpretação das mesmas a construção e reorganização do nosso PTD e também do PPP certamente será mais eficaz e dinâmica, com maior chance de acertos e compreensão do mesmo."

"Também nota-se que a construção de documentos escolares deve ser feita de forma coletiva, sempre com o intuito de atingir um público maior e com maior envolvimento de todos. Assim, o trabalho de equipe na escola, onde todos se envolvam, desde o pensar, o elaborar e o executar as tarefas, projetos e documentos escolares (PPP e Regimento Escolar), deve ser um processo democrático e que envolva a todos."

"A organização do trabalho pedagógico na elaboração dos documentos escolares deve contemplar a diversidade e pluralidade, que constituem desafios na organização do trabalho pedagógico, por se constituírem como uma parcela da sociedade taxada de excluídos que reivindica a luta por direitos e por inclusão social. Essa diversidade só será realmente efetiva quando houver inclusão desses direitos nos documentos escolares, onde espera-se que o resultado desse trabalho seja garantir a aprendizagem e a socialização da cultura e a transformação de conhecimentos e valores."


Última edição por Admin em Sex 26 Jun 2015 - 17:05, editado 1 vez(es)
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PROFA. ÉLIDA MANUELA DA SILVA SANTOS

Mensagem por Admin em Ter 23 Jun 2015 - 14:29

“Sabia que existia um currículo escolar (PPP), mas não era de meu conhecimento de tudo o pude ler na atividade V, concordo com as palavras de Carmen e Mônica, e com curiosidade busquei entender um currículo por áreas, e busquei entender o que poderia ser acrescido em matemática. O currículo matemático propicia aos estudantes o aprendizado de habilidades e de um conhecimento que abrange Números e Álgebra, Medidas e Geometria, Estatística e Probabilidade. Ele desenvolve as capacidades de saber matemático onde todos os estudantes precisam em sua vida social, e m seu trabalho, ele poderia fornecer os fundamentos sobre os quais se constroem as especialidades e aplicações profissionais da matemática. A matemática com toda sua beleza e grandeza tem por objetivo construir no aluno uma apreciação da elegância e poder do raciocínio lógico e matemático. O currículo pedagógico da escola e em especial currículo pedagógico matemático poderia focar no desenvolvimento crescente discutir a compreensão do estudo da matemática. O currículo matemático poderia em nossa escola ter por objetivo conquistar os alunos de forma dinâmica nas áreas exatas. Que os educadores estejam confiantes, estimulados a uma grande mudança, que sejam criativos e comunicadores da grandeza e riqueza do estudo matemático, capazes de investigar, representa r situações em suas vidas pessoais, de trabalho e como cidadãos ativos, tornando o âmbito de trabalho mais satisfatório. Devemos desenvolver uma compreensão crescente e sofisticada dos conceitos matemáticos e que sejam capazes de propor e resolver problemas em Números e Álgebra, Medida e Geometria, Estatística e Probabilidade. Δ Números e Álgebra- desenvolveríamos um estudo onde temos a oportunidade de enriquecer um ao outro. Os alunos teriam a autonomia de explorar a magnitude e estratégia s para a contagem e representação dos números. Δ Medida e Geometria - apresentaríamos uma avaliação prática. Aos alunos poderíamos desenvolver uma compreensão crescente sofisticada gerando maior interesse ao estudo. Δ Estatística e Probabilidade - construiríamos de modo paralelo ao currículo e, então, progressivamente, construímos as conexões entre elas. Com toda essa construção poderíamos desenvolver com os alunos habilidades ao escolherem procedimentos adequados, realizando assim de maneira mais flexível. Com tudo, na escola se trabalhadas o conhecimento do PPP poderiam ser envolvidas aos estudantes em uma variedade prática, incluindo o reconhecimento e controle de emoções desenvolvido pela compreensão de todos que fazem parte do corpo escolar, e estabelecer relações positivas, assim, poderíamos tomar melhores decisões e responsáveis, trabalhando em equipe e lidando de maneira construtiva, significativa, cognitiva para uma mudança e tomada de decisões mais desafiadoras.”


“O PPP da escola não está a disposição de todos, digo exposto para todos, também não é discutido entre os educadores nem procurado. Sabia que tinha um PPP como em todas as escolas acredito que tenha, gostaria de ter a oportunidade de dialogar com os colegas de que forma mesmo que não exposto nós trabalhamos ele no nosso trabalho, nas aulas e até mesmo com os colegas. É interessante que todos tivéssemos uma cópia do PPP e dialogar de que forma ele pode ser trabalhado também nas salas de aula.”
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PROF. ÉMERSON SILVA

Mensagem por Admin em Ter 23 Jun 2015 - 14:31

“Estamos neste momento realizando um trabalho com o 1ºano B e alguns alunos participarão do nosso fórum. Consegui fazer uma roda de dialogo com os estudantes do 1º ano "B", e no momento, como foi combinado conversamos sobre currículo e PPP. Como era esperado não havia no grupo um conhecimento explicito sobre os temas abordados mas o que mais chamou minha atenção foi o interesse que alguns alunos despertaram para o assunto em questão. Eu como docente da escola não tinha conhecimento do Projeto político pedagógico imagina nossos estudantes. Percebi que temos um longo caminho pela frente, mas o fato de reelaborarmos o PPP juntos com a comunidade escolar, a escola Cleto Campelo será a grande vitoriosa. Estava refletindo sobre nossas respostas em relação ao PPP que é um documento tão importante para a escola e aqueles que participam dela. Eu e boa parte de meus colegas afirmamos que não conhecíamos o PPP.  Será que não chegou o momento de rever nossas práticas?”


“Acredito que a maioria dos professores da Escola Cleto Campelo não conhecia o PPP muito menos participaram de sua elaboração. No meu ponto de vista um dos maiores benefícios deste curso é a oportunidade de conhecer e reelaborar esse importante documento que auxilia amplamente o desenvolvimento escolar. Quando essa atividade foi postada percebemos que boa parte de nossos colegas não sabiam da existência desse documento, nossos estudantes menos, nem sabiam o que era o PPP. Fiquei com uma preocupação..."estamos trabalhando corretamente?" Imagino que, como professor deveria trabalhar o projeto político pedagógico escolar continuamente. Na sala de aula, sempre dou prioridade a relação de troca, professor e aluno (dialogo). Nesta forma consigo atender as prioridades e diferenças entre meus estudantes.”

"Temos que fazer do PPP um documento conhecido de toda a comunide escolar. Depois de forma democrática observar as prioridades da escola e de todas as partes que a compõe, para torna-lo um documento útil que faça parte do cotidiano escolar. Com essas açōes temos a possibilidade de melhoria no processo de ensino-aprendizagem de nossos alunos e na convivência de toda a comunidade escolar."




Última edição por Admin em Qua 24 Jun 2015 - 8:41, editado 1 vez(es)
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PROFA. FLÁVIA BENNING

Mensagem por Admin em Ter 23 Jun 2015 - 14:32

“Este é o meu primeiro ano nesta escola e por isso mesmo não posso responder sobre o PPP daqui. Pelo que lemos e conversamos creio que seja mesmo muito importante pois deveria funcionar como um esqueleto que sustenta toda a escola, mais que isso, ele a traduz!”
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PROF. HUMBERTO JORGE CASTELO BRANCO

Mensagem por Admin em Ter 23 Jun 2015 - 14:33

“Acredito que o PPP venha facilitar a nossa relação com os alunos principalmente nas atividades pensadas pelo professor. Podendo motivar os alunos a sua participação nas decisões e necessidades da sua escola. Espero que o PPP comprometam-se com as tarefas e os trabalhos sugeridos e solicitados cuidando para que sejam realizados com dedicação e responsabilidade.”

"O projeto político pedagógico (PPP) visa, sobretudo, a gestão dos resultados de aprendizagem através do planejamento e organização da escola. Este projeto pretende idealizar e fazer que seus objetivos e estratégias sejam permanentes no que se refere as suas atividades pedagógicas como as suas funções administrativas. Portanto, o PPP deve fazer parte de uma gestão democrática. O planejamento é, então, a capacidade de transferir uma ação e operacionalização do planejamento escolar."

"Ao pensarmos em nosso PPP devemos levar em conta a realidade de nossa escola e as famílias dos nossos alunos, pois a realidade social dos alunos afeta a sua vida escolar, e os dados que forem levantados devem contribuir e orientar todo o organismo escolar com a devida relevância, transformando em objeto de planejamento e aprendizagem."

"É importante criarmos um clima que priorize o aluno no seu cotidiano escolar e n sua cidadania. É uma expectativa na aprendizagem dos alunos para que todos sejam bem acompanhados por avaliações e avaliações, resultando notadamente nas transformações. A participação dos professores na construção do PPP deverá promover uma dimensão democrática na escola e nessa perspectiva. Portanto, as decisões, não centralizadas na gestão, devem ceder lugar a um processo de fortalecimento democrático na escola por meio de um trabalho coletivo entre todos os segmentos participantes e comunidade escolar."


Última edição por Admin em Sex 26 Jun 2015 - 17:17, editado 1 vez(es)
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PROFA. JACICLEIDE OLIVEIRA SANTOS

Mensagem por Admin em Ter 23 Jun 2015 - 14:35

“O currículo é o documento que norteia o meu trabalho como professora, nele eu encontro os conteúdos e objetivos para o trabalho a ser realizado na disciplina que leciono, o que não quer dizer que o mesmo seja seguido ao pé da letra. Dessa forma refiro-me ao currículo oculto, aquele que trabalhamos considerando a diversidade de alunos que a escola atende."


"No que diz respeito ao PPP, até então eu não sabia da sua existência, mas compreendo como algo necessário para que a escola funcione bem, percebo- como uma forma de regulamentar o que fazemos.”


"Em nosso PPP não consta conceitos de avaliação."


Última edição por Admin em Ter 23 Jun 2015 - 23:11, editado 1 vez(es)
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PROF. JOSÉ SANTOS HONORATO

Mensagem por Admin em Ter 23 Jun 2015 - 14:36

"Caro amigo, como desconheço este documento, seria importante termos ciência deste material, para darmos nossa contribuição."

“Este tema de Projeto Político Pedagógico, apesar de ter sido criado pelos componentes da escola, em toda sua esfera, sinto que na prática, precisa ser mais usado no cotidiano. Não participei da sua elaboração, mas acredito nas pessoas que o fizeram tiveram bons propósitos, apesar que poderíamos pelo menos uma vez no semestre rever seus conceitos, pois os problemas surgem, e precisa-se de um projeto dinâmico e inovador onde todos possam sair satisfeitos com o projeto em pauta.”  

“As atribuições do Conselho Escolar são definidas em função das condições reais da Unidade Escolar, da organicidade do próprio Conselho e das competências dos profissionais em exercício na Unidade. Dentre estas atribuições destaca-se: - Estabelecer e acompanhar o projeto político pedagógico da Unidade Escolar; - Analisar e aprovar o Plano Anual da Escola, com base no projeto político pedagógico da mesma; - Acompanhar e avaliar o desempenho da Direção e da Escola com base nas às diretrizes curriculares, prioridades e metas estabelecidas no seu Plano Anual, redirecionando as ações quando necessário.”

"O grande desafio tem sido avaliar o aluno em todas as suas competências, verificar e medir a aprendizagem de trinta a quarenta alunos por sala, com dez a treze turmas, sendo que cada educando tem potencial diferente de aprendizagem. Por fim, transformar esse resultado em números para estatísticas, levando em conta a quantidade e a qualidade do aprendizado.

A avaliação pode ser adotada com vistas à promoção, aceleração de estudos e classificação, e deve ser desenvolvida pela escola refletindo a proposta expressa em seu projeto político pedagógico. Importante observar que a avaliação da aprendizagem deve assumir caráter educativo, viabilizando especialmente ao estudante a condição de analisar seu percurso e ao professor e à escola identificar dificuldades e potencialidades individuais e coletivas."

por Honorato Santos em Sex 30 Jan 2015 - 22:29


Última edição por Admin em Qua 24 Jun 2015 - 9:06, editado 2 vez(es)
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PROFA. LUCIANA BERNARDO

Mensagem por Admin em Ter 23 Jun 2015 - 14:39

“Leciono por um bom tempo na escola, porém não participei da elaboração do PPP. O projeto político pedagógico (PPP) configura-se como um instrumento de trabalho que mostra o que vai ser feito, quando, de que maneira e por quem, para chegar aos resultados desejados. Deve, para tanto, explicitar uma filosofia e harmonizar as diretrizes da educação nacional com a realidade da escola, traduzindo-lhe autonomia e definindo-lhe o compromisso com a comunidade. A ideia implica uma relação contratual, isto é, uma aceitação do projeto por todos os envolvidos; daí a importância de ser elaborado participativa e democraticamente.”
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PROFA. LUCIENE HELENA

Mensagem por Admin em Ter 23 Jun 2015 - 14:40

“O Projeto Político Pedagógico é importante para a escola, pois assegura à direção e aos professores o cumprimento de algumas decisões tomadas em determinadas situações. Porém, deveria ser revisado periodicamente para que de acordo com o surgimento de novos problemas possa ser alterado.”
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PROF. MARCOS VIEIRA

Mensagem por Admin em Ter 23 Jun 2015 - 14:41

“Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP. Se você prestar atenção, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:

É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo. É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir. É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Por isso, dizem os especialistas, a sua elaboração precisa contemplar os seguintes tópicos: Missão, Clientela, Dados sobre a aprendizagem, Relação com as famílias, Recursos, Diretrizes pedagógicas, Plano de ação.

Por  ter  tantas  informações  relevantes,  o  PPP  se  configura  numa ferramenta  de  planejamento  e  avaliação  que  você   e   todos   os   membros das  equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. Portanto,  se  o  projeto  de  sua  escola  está  engavetado,  desatualizado   ou inacabado,  é  hora  de  mobilizar  esforços  para  resgatá-lo  e repensá-lo.”

“Infelizmente, existem líderes que são autocráticos, que não sabem lidar com opiniões divergentes, se posicionando, muitas vezes, sem ética profissional, isolando àqueles que “atrapalham” seus planejamentos. Logo, penamos que, quando temos opiniões contrárias, sobre assuntos de ordem escolar, muitas vezes, enfrentamos barreiras de ordem pessoal e não profissional. Em contra partida, existem na comunidade escolar (professores, alunos, representantes da Direção), que reagem à ações antidemocráticas e acabam provocando transformações que rompem com essas atitudes, garantindo um espaço social mais humano.

A tendência atual das reformas educacionais, em curso nas últimas décadas, em vários países do mundo, inclusive no Brasil, tem na gestão da educação e da escola um de seus pilares de transformação. A posição hegemônica nessas reformas defende o início de uma mudança radical na maneira de pensar e implementar a gestão dos sistemas educativos concentrada, principalmente, na instituição escolar e sua autonomia. Nesse sentido, uma das principais políticas educacionais no Brasil é a descentralização educativa e a descentralização escolar.

É necessário repensar tais conceitos, buscar na formação dos cidadãos o respeito perdido, aprender e ensinar que liberdade de expressão e pensamento são opostos de vandalismo e desrespeito e que a escola é o meio de conhecimento dirigido mais acessível.

Na atual sociedade há facilidade de se obter, através de diversos meios de informação, em particular a Internet, notícias, dados econômicos e sociais de todo o mundo em tempo real. Faz-se necessário refletir sobre a formação dos cidadãos e, em particular, qual o papel da escola nesta sociedade e, por conseguinte qual o papel do professor nesse contexto.”

“Sempre pensei, ingenuamente, que a escola pública fosse do povo, e que as pessoas poderiam dar sugestões para melhorar as práticas do dia a dia. Infelizmente, vemos que isso não acontece e professores e funcionários, por falta de conhecimento das leis ou por concordar com essas práticas, não se movem para defender seus direitos e exigir a democratização das relações entre direção, corpo docente, funcionários e comunidade. Quando os trabalhadores da educação irão perceber que o autoritarismo só distancia a comunidade da escola ao invés de aproximá-la? A relação entre alunos e escola acaba sendo de submissão, medo e raiva, podendo gerar violência e falta de interesse contra tudo que faz lembrar a escola.”
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PROFA. MARIA EDENICE DA SILVA

Mensagem por Admin em Ter 23 Jun 2015 - 14:44

“Não conhecia e nem sabia por quem foi elaborado o PPP da escola Cleto Campelo. A partir do fórum que tive conhecimento .É necessário que a Escola tenha um direcionamento, um objetivo como "ESCOLA" e para isso é preciso que seja elaborado e vivenciado o Projeto Político Pedagógico. O currículo é o instrumento que direciona o trabalho do professor e que possibilita nas áreas de ciências humanas a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. No entanto a vivencia do PPP dará suporte para o sucesso da Escola. Porém a ESCOLA CLETO CAMPELO precisa escolher que tipo de escola ela deseja ser.”

"No caso do PPP e do Conselho há uma necessidade de ajustes com relação a avaliação."


Última edição por Admin em Qua 24 Jun 2015 - 6:34, editado 1 vez(es)
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PROFA. MÔNICA OLIVEIRA

Mensagem por Admin em Ter 23 Jun 2015 - 14:45

“Em relação a construção do projeto político pedagógico, falei da participação de toda a comunidade na outra escola onde trabalhei. Alguns dos professores que participaram daquela construção, hoje estão na nossa escola.Seria muito bom se eles entrassem no nosso fórum e contribuíssem com essa nossa discussão.

Sou uma das professoras mais recentes da escola e nunca ouvi nenhum dos colegas falar do projeto político pedagógico, exceto Tassiana que sabia da existência desse projeto. Gostaria de saber se algum colega participou da elaboração do PPP, pois na escola onde trabalhei anteriormente, houve um trabalho de pesquisa junto aos funcionários, professores, estudantes, pais e comunidade do entorno da escola que deu origem ao documento aprovado em assembleia extraordinária. Foi esse trabalho junto com todos os seguimentos da escola que deu legitimidade ao documento que funcionou em muitos aspectos. Acho que o nosso PPP precisa ser reformulado com a maior brevidade possível, já que não contempla, por exemplo, o componente curricular em que atuo como professora.”

"O Projeto Político Pedagógico da Escola Cleto Campelo trata da avaliação nos seguintes termos:

"ESTA PRESENTE PROPOSTA SERÁ AVALIADA ATRAVÉS DO PROCESSO DE AMOSTRAGEM COM ALUNOS E FUNCIONÁRIOS, VISANDO IDENTIFICAR A EFICÁCIA DAS METAS E AÇÕES."

O que podemos perceber com toda clareza é que o Projeto Político Pedagógico da escola não se refere de maneira específica a avaliação da aprendizagem nos seus aspectos interno, externo e institucional. O termo aqui é utilizado se refere a avaliação do próprio projeto no sentido de promover as adequações que sejam necessárias a partir da observação do desenvolvimento das ações e das metas pré estabelecidas para serem vivenciadas no cotidiano da escola."


Última edição por Admin em Qua 24 Jun 2015 - 6:55, editado 1 vez(es)
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PROFESSORA RENATA AMÉLIA FAGUNDES SANTIAGO

Mensagem por Admin em Ter 23 Jun 2015 - 14:46

“Não conhecia o PPP da Escola Cleto Campelo, o primeiro contato foi aqui no fórum mesmo, sei muito bem de sua importância pois sem ele a escola segue sem rumo, espero poder participar de sua continuidade pois ele é um documento sem fim que sempre se molda a nossa realidade.”
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PROF. WISTON PEREIRA DE MELO

Mensagem por Admin em Ter 23 Jun 2015 - 14:48

“Recentemente foi que tive acesso ao Projeto Político Pedagógico da escola, tendo em vista a importância e a relevância do mesmo para nortear nosso trabalho docente devemos fazer uma analise criteriosa para realizar devidas alterações juntamente com os demais segmentos que compõe a escola e a comunidade a qual está inserida, pois o mesmo deve ser um documento de constantes melhorias para que se adeque as nossas vivencias e torne a escola forte para atingir suas metas.”
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PROFA. MARIA CILENE DA SILVA

Mensagem por Admin em Qua 24 Jun 2015 - 6:27

"No PPP não há uma definição pré-estabelecida sobre avaliação, mas compromete-se em desenvolver na prática os principais norteadores do Ensino Fundamental e médio. Na avaliação os principais instrumentos utilizados são os testes objetivos e subjetivos, atividades em grupo e individual, pesquisas, debates, participação nos projetos desenvolvidos e avaliações externas. A avaliação é realizada através da participação efetiva do aluno e algumas decisões tomadas pelo conselho de classe; o qual reúne professores e direção."


Última edição por Admin em Sex 26 Jun 2015 - 17:19, editado 1 vez(es)
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PROFA. MARIA GORETE DE LUCENA

Mensagem por Admin em Qua 24 Jun 2015 - 6:40

"No PPP da escola não foi apresentada uma definição de AVALIAÇÃO, nele encontram-se algumas metas e ações que visam, de acordo com o projeto,proporcionar uma educação de qualidade, norteada pelos princípios da LDB."
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Re: O QUE DIZEM OS NOSSOS PROFESSORES A RESPEITO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ?

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