O QUE PENSAM OS ESTUDANTES EM RELAÇÃO A GESTÃO DEMOCRÁTICA, CONSELHO ESCOLAR, CONSELHO DE CLASSE, PPP E GRÊMIO ESTUDANTIL - REFLEXÃO E AÇÃO - PÁGINA 20 - CADERNO I - ETAPA II

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O QUE PENSAM OS ESTUDANTES EM RELAÇÃO A GESTÃO DEMOCRÁTICA, CONSELHO ESCOLAR, CONSELHO DE CLASSE, PPP E GRÊMIO ESTUDANTIL - REFLEXÃO E AÇÃO - PÁGINA 20 - CADERNO I - ETAPA II

Mensagem por Admin em Qua 24 Jun 2015 - 22:39

REFLEXÃO E AÇÃO

Professora e professor, propomos nesta lógica de organização do trabalho pedagógico escolar, uma
reflexão acerca dos espaços de participação ampliada de estudantes, professores, funcionários e familiares
nos processos de gestão democrática da escola, com vistas à socialização do conhecimento e democratiza-
ção das relações internas na escola.

Realize uma discussão com os estudantes em pelo menos uma de suas
turmas para debater as formas de participação no Conselho Escolar, no Grêmio Estudantil e no Conselho
de Classe Participativo, como locus do exercício do diálogo enquanto ferramenta de construção da autonomia
dos atores da escola, como por exemplo, a reescrita do PPP.

Nesta atividade formativa de reescrita
do PPP, todos os sujeitos do processo educativo assumem o seu papel social de ator e de autor do projeto
da escola em condições de igualdade, superando os limites da democracia representativa que circunscreve
o exercício de voz e voto apenas àqueles representantes eleitos. Nesta reflexão, realize as seguintes atividades:

1) Explicite as principais características da pluralidade e diversidade dos sujeitos (professores e
estudantes) como fundamentos a serem considerados no PPP.

2) Faça uma discussão com os estudantes
de uma de suas turmas acerca do empoderamento e dos desafios decorrentes dessa relação democrática.

3) Realize uma reflexão sobre a dualidade estrutural do Ensino Médio, identificando as manifestações nos
estudantes e professores.

4) Faça uma discussão sobre a formação continuada como espaço de debate e de
aproveitamento das experiências docentes.

A partir dessas reflexões e dos registros decorrentes dessas atividades,
faça uma análise com os professores cursistas de sua turma, considerando as seguintes questões:

a) Quais são os problemas que precisam ser resolvidos imediatamente na escola?

b) O que já foi feito para resolvê-los?

c) Como cada segmento pode contribuir para mudar essa situação?

Destaque as contribuições
dos estudantes. Agora, encaminhe os registros desta atividade ao gestor e ao Conselho Escolar como contribuição
para a reescrita do Projeto Político-Pedagógico.


Última edição por Admin em Sex 26 Jun 2015 - 9:06, editado 2 vez(es)
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 283
Data de inscrição : 04/09/2014
Idade : 59
Localização : Gravatá-PE

Ver perfil do usuário http://sabervirtual.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O QUE PENSAM OS ESTUDANTES EM RELAÇÃO A GESTÃO DEMOCRÁTICA, CONSELHO ESCOLAR, CONSELHO DE CLASSE, PPP E GRÊMIO ESTUDANTIL - REFLEXÃO E AÇÃO - PÁGINA 20 - CADERNO I - ETAPA II

Mensagem por Admin em Qua 24 Jun 2015 - 22:51

ESTA ATIVIDADE FOI EXECUTADA EM 21 DAS 23 TURMAS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA. OS RESULTADOS ESTÃO PASSANDO POR UM PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO. TÃO LOGO ESTE TRABALHO ESTEJA CONCLUÍDO, COLOCAREI NO NOSSO FÓRUM. NESTE TÓPICO, SERÁ CONSIDERADO APENAS O PENSAMENTO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO A GESTÃO DEMOCRÁTICA E AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES QUE DEVEM GARANTIR E LEGITIMAR A VIVÊNCIA DA DEMOCRACIA NOS ÁTRIOS DA ESCOLA. AS DEMAIS QUESTÕES SERÃO COLOCADAS EM OUTRO TÓPICO.


Última edição por Admin em Sex 26 Jun 2015 - 9:09, editado 1 vez(es)
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 283
Data de inscrição : 04/09/2014
Idade : 59
Localização : Gravatá-PE

Ver perfil do usuário http://sabervirtual.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

EM RELAÇÃO A GESTÃO DEMOCRÁTICA

Mensagem por Admin em Sex 26 Jun 2015 - 8:20

1. Ainda não está bem definido para os estudantes o conceito de democracia. Conhecem a palavra mas não compreendem o seu significado como um todo. Confundem democratização com socialização.
2. A direção da escola deveria convocar reuniões com pessoas da GRE e com os alunos para que os alunos fizessem suas reivindicações.
3. Os alunos deveriam estar mais presentes nas decisões da escola.
4. Os estudantes precisam ser ouvidos e atendidos em suas reivindicações.
5. É poder expressar seus pensamentos e estar aberto às opiniões dos outros.
6. É o poder de escolha, de decisão, de optar pelo que quer, sabendo também que a decisão final deverá ser a da maioria.
7. É preciso conversas constantes dos estudantes com pessoas da gestão, já que as conversas com os professores não são suficientes para mudar o quadro atual da escola.
8. Falta diálogo entre a gestão escolar e os alunos e isso prejudica o andamento das funções escolares.
9. A participação dos alunos é de fundamental importância, pois também podem contribuir falando um pouco como os problemas podem ser solucionados.
10. Se os alunos fossem ouvidos na escola eles seriam mais comprometidos e diminuiam os problemas da escola.
11. A participação de todos os alunos no processo educativo é fundamental para uma gestão democrática. Quando os alunos não são ouvidos não existe democracia na escola.


Última edição por Admin em Sex 26 Jun 2015 - 9:17, editado 7 vez(es)
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 283
Data de inscrição : 04/09/2014
Idade : 59
Localização : Gravatá-PE

Ver perfil do usuário http://sabervirtual.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

EM RELAÇÃO AO CONSELHO ESCOLAR

Mensagem por Admin em Sex 26 Jun 2015 - 8:23

1. Os estudantes não participam, não conhecem os seus membros, não têm conhecimento da sua existência nem das suas finalidades. Confundem o conselho escolar com o conselho de classe.
2.No que diz respeito ao conselho escolar, este é confundido com o conselho de classe.


Última edição por Admin em Sex 26 Jun 2015 - 8:39, editado 1 vez(es)
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 283
Data de inscrição : 04/09/2014
Idade : 59
Localização : Gravatá-PE

Ver perfil do usuário http://sabervirtual.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

EM RELAÇÃO AO CONSELHO DE CLASSE

Mensagem por Admin em Sex 26 Jun 2015 - 8:25

1. A visão que os estudantes têm do conselho de classe está associada a uma reunião de professores com a direção e a coordenação da escola para falar da vida dos alunos. Não têm clareza das suas finalidades.
2.O conselho de classe tem apenas a função de juntar os professores para transferir alunos de turmas ou ver quem não se encontra numa situação satisfatória na questão das notas.
3. Os estudantes deveriam participar do conselho de classe, já que essas reuniões são para resolver problemas dos estudantes e eles devem estar sabendo de tudo.
4. O conselho de classe participativo não é necessário porque os professores falam a verdade. Aí só se prejudicam aqueles que não fazem o seu papel de aluno.
5. Não é certo fazer um conselho prá resolver problemas dos alunos com eles ausentes. Os alunos devem ser ouvidos e têm o direito de pelo menos se justificarem para não serem injustiçados.


Última edição por Admin em Sex 26 Jun 2015 - 9:00, editado 2 vez(es)
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 283
Data de inscrição : 04/09/2014
Idade : 59
Localização : Gravatá-PE

Ver perfil do usuário http://sabervirtual.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

EM RELAÇÃO AO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Mensagem por Admin em Sex 26 Jun 2015 - 8:28

1.Os estudantes não manifestam nenhum conhecimento. Associam a algo semelhante a política eleitoral ou partidária.
2.Os estudantes desconhecem a existência do projeto político pedagógico, bem como a sua importância.
3.Os estudantes não sabem o que é isso. Nunca ouviram falar.
4.Seria bom que os estudantes participassem da elaboração do projeto político pedagógico.
5.Somente uma estudante do 3º "G" participou da elaboração de um projeto político pedagógico de outra escola.


Última edição por Admin em Sex 26 Jun 2015 - 8:55, editado 2 vez(es)
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 283
Data de inscrição : 04/09/2014
Idade : 59
Localização : Gravatá-PE

Ver perfil do usuário http://sabervirtual.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

EM RELAÇÃO AO GRÊMIO ESTUDANTIL

Mensagem por Admin em Sex 26 Jun 2015 - 8:32

1.Os estudantes não têm muito conhecimento a esse respeito. Alguns afirmaram que já ouviram falar em grêmio estudantil em outras escolas, mas não têm muita clareza do que é de fato. Esta temática despertou a curiosidade dos estudantes ao ponto de questionarem quais os meios para fazerem parte do grêmio estudantil.
2. Deveria ser implantado o grêmio estudantil para que os alunos pudessem iteragir mais na escola.
3.O Grêmio é fundamental para uma melhor relação dos alunos entre si, com os professores e com a gestão.
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 283
Data de inscrição : 04/09/2014
Idade : 59
Localização : Gravatá-PE

Ver perfil do usuário http://sabervirtual.livreforum.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O QUE PENSAM OS ESTUDANTES EM RELAÇÃO A GESTÃO DEMOCRÁTICA, CONSELHO ESCOLAR, CONSELHO DE CLASSE, PPP E GRÊMIO ESTUDANTIL - REFLEXÃO E AÇÃO - PÁGINA 20 - CADERNO I - ETAPA II

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum