REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5

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REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5

Mensagem por Admin em Dom 5 Out 2014 - 8:22

1. Faça a leitura da proposta curricular da sua escola (PPP) e do componente curricular em que você atua presente nessa proposta.
2. Organize uma roda de diálogo com os jovens alunos da escola e com seus colegas professores sobre os seguintes assuntos:
- O currículo da escola;
- O currículo vivido por estes alunos;
- O sentido do conhecimento escolar, das experiências vividas mediadas por este conhecimento;
- A necessidade de outros conhecimentos e abordagens.
(Conduza esta roda de diálogo de modo a fazer  emergir propostas, sugestões de outros encaminhamentos para o currículo, para as disciplinas e para outros arranjos curriculares, considerando as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia.)
ATENÇÃO: ESTA ATIVIDADE DEVERÁ SER REALIZADA NO PERÍODO DE 24 DE OUTUBRO A 24 DE NOVEMBRO.


Última edição por Admin em Qua 22 Out 2014 - 18:45, editado 3 vez(es)
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Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5

Mensagem por Admin em Qua 22 Out 2014 - 16:33

Atenção, Professores,

Os nossos estudantes estão chegando !!!
Vocês ainda não se apresentaram no nosso fórum para que os estudantes os possam conhecer e identificar. Assim, abram o tópico "APRESENTAÇÕES: Quem sou eu?" e se apresentem para todos os nossos forumeiros.

Grande abraço a todos !!!
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Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5

Mensagem por Admin em Qua 22 Out 2014 - 18:38

Caros Professores e Estudantes

Esta atividade 5 é para ser vivenciada entre estudantes e professores. Entretanto, os professores sabem bem o que é o currículo, ao passo que os estudantes não têm muita clareza a este respeito. Assim, estou colocando no nosso fórum um pequeno texto a respeito de currículo que considero muito esclarecedor para que os nossos estudantes possam se situar melhor no contexto da nossa discusssão:
_____________________________________

Como se constitui um currículo escolar?


Sabe-se que o currículo escolar é um dos pontos mais difíceis a serem enfrentados pela escola. Duas questões podem ser inicialmente levantadas em relação a esse aspecto:

§ Quem define o que e como a escola deve ensinar? Tradicionalmente, as escolas públicas têm a sua prática pedagógica determinada ou por orientações oriundas das secretarias de educação ou pelos próprios livros didáticos. Isso resulta, na maioria das vezes, em uma prática curricular muito pobre, que não leva em conta nem a experiência trazida pelo próprio professor, nem a trazida pelo aluno, ou mesmo às características da comunidade em que a escola está inserida. Por outro lado, isso restringe a autonomia intelectual do professor e o exercício da sua criatividade. E pior: não permite que a escola construa sua identidade.



§ Relacionada a isso, existe uma concepção restrita de currículo, próxima do conceito de programa ou, pior ainda, de uma simples grade curricular, ou de mera listagem dos conteúdos que devem ser tratados. Daí porque muitos professores se orientam apenas pelos sumários ou índices dos livros didáticos. O currículo, entretanto, abrange tudo o que ocorre na escola, as atividades programadas e desenvolvidas sob a sua responsabilidade e que envolvem a aprendizagem dos conteúdos escolares pelos alunos, na própria escola ou fora dela, e isso precisa ser muito bem pensado na hora de elaborar um projeto político-pedagógico.

Assim sendo, é indispensável que a escola se reúna para discutir a concepção atual de currículo expressa tanto na LDBEN quanto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os diferentes níveis de ensino e também nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). A legislação educacional brasileira, quanto à composição curricular, contempla dois eixos:

§ Uma Base Nacional Comum, com a qual se garante uma unidade nacional, para que todos os alunos possam ter acesso aos conhecimentos mínimos necessários ao exercício da vida cidadã. A Base Nacional Comum é, portanto, uma dimensão obrigatória dos currículos nacionais e é definida pela União.

§ Uma Parte Diversificada do currículo, também obrigatória, que se compõe de conteúdos complementares, identificados na realidade regional e local, que devem ser escolhidos em cada sistema ou rede de ensino e em cada escola. Assim, a escola tem autonomia para incluir temas de seu interesse.[1]

É através da construção da proposta pedagógica da escola que a Base Nacional Comum e a Parte Diversificada se integram. A composição curricular deve buscar a articulação entre os vários aspectos da vida cidadã (a saúde, a sexualidade, a vida familiar e social, o meio ambiente, o trabalho, a ciência e a tecnologia, a cultura, as linguagens) com as áreas de conhecimento (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Língua Estrangeira, Educação Artística, Educação Física e Educação Religiosa).

Há várias formas de composição curricular, mas os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam que os modelos dominantes na escola brasileira, multidisciplinar e pluridisciplinar, marcados por uma forte fragmentação, devem ser substituídos, na medida do possível, por uma perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar. O que isso significa?

Interdisciplinaridade significa a interdependência, interação e comunicação entre campos do saber, ou disciplinas, o que possibilita a integração do conhecimento em áreas significativas.

Transdisciplinaridade é a coordenação do conhecimento em um sistema lógico, que permite o livre trânsito de um campo de saber para outro, ultrapassando a concepção de disciplina e enfatizando o desenvolvimento de todas as nuances e aspectos do comportamento humano.

Com base nessas formas de composição curricular, é que os Parâmetros Curriculares Nacionais introduzem os temas transversais que, tomando a cidadania como eixo básico, vão tratar de questões que ultrapassam as áreas convencionais, mas permeiam a concepção, os objetivos, os conteúdos e as orientações didáticas dessas áreas. Essa transversalidade supõe uma transdisciplinaridade, o que vai permitir tratar uma única questão a partir de uma perspectiva plural. Isso exige o comprometimento de toda a comunidade escolar com o trabalho em torno dos grandes temas[2] definidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, como Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Orientação Sexual, os quais podem ser particularizados ou especificados a partir do contexto da escola.

Como essas determinações formais do currículo vão se manifestar na escola? A sua concretização, no espaço dinâmico que é o da escola, vai produzir, simultaneamente, diferentes formas de expressão do currículo. Ao lado do currículo formal[3], determinado legalmente e colocado nas diretrizes curriculares, nas propostas pedagógicas e nos planos de trabalho, há um currículo em ação, considerado o currículo real[4], que é aquilo que de fato acontece na escola, e o currículo oculto[5], que é aquilo que não está formalmente explicitado, mas que perpassa, o tempo todo, as atividades escolares.

Essas expressões do currículo vão constituir o conjunto das aprendizagens realizadas pelos alunos, e o reconhecimento dessa trama, presente na vida escolar, vai dar à equipe da escola melhores condições para identificar as áreas problemáticas[6] da sua prática pedagógica.

Assim, no processo de elaboração da proposta pedagógica – ao definir o que ensinar, para que ensinar, como ensinar –, a equipe gestora e a comunidade escolar devem estudar a legislação educacional, bem como a documentação oficial da Secretaria de Educação e do Conselho Estadual e ou Municipal de Educação, produzida com o objetivo de orientar a implantação desses dispositivos legais no que se refere ao currículo. A partir daí, torna-se necessário identificar que ações precisam ser planejadas e realizadas pela escola para colocar em prática um currículo que contemple os objetivos da educação básica.
A direção da escola, ou a equipe gestora como um todo, tem, nesse contexto, um papel fundamental. Além de liderar a construção permanente da proposta pedagógica, deve estar todo o tempo viabilizando as condições para sua execução, e uma delas é a formação contínua de seus professores para que eles possam desenvolver, com competência, o currículo expresso na proposta pedagógica.







Sobre tudo o que foi dito neste segmento de módulo, pense: como o currículo é compreendido pelos educadores que constituem o coletivo da sua escola?












1 Um exemplo de conteúdo da parte diversificada é o escolhido por uma escola do semi-árido baiano: estratégias para a convivência com a seca.

2 Esses temas, que têm um caráter universal, devem ser trazidos para o contexto local de forma que o aluno aprenda da realidade e na realidade. Para atingir aquilo a que se propõe, até como decorrência da própria lei, a escola precisa ensinar a criança a estabelecer relações entre a sua experiência cotidiana e os conteúdos escolares, em torno dos quais todos trabalharão, ampliando, assim, o seu universo de referência. A escola deve, acima de tudo, fornecer as condições para que seus alunos participem da formulação e reformulação de conceitos e valores, tendo em vista que o ato de conhecer implica incorporação, produção e transformação do conhecimento, para o exercício de uma cidadania responsável.

3 O currículo formal é entendido como o conjunto de prescrições oriundas das diretrizes curriculares, produzidas tanto no âmbito nacional quanto nas secretarias e na própria escola e indicado nos documentos oficiais, nas propostas pedagógicas e nos regimentos escolares.

4 O currículo real é a transposição pragmática do currículo formal, é a interpretação que professores e alunos constroem, conjuntamente, no exercício cotidiano de enfrentamento das dificuldades, sejam conceituais, materiais, de relação entre professor e alunos e entre os alunos. São as sínteses construídas por professores e alunos, a partir dos elementos do currículo formal e das experiências pessoais de cada um.

5 O currículo oculto é aquele que escapa das prescrições, sejam elas originárias do currículo formal ou do real. Diz respeito àquelas aprendizagens que fogem ao controle da própria escola e do professor e passam quase despercebidas, mas que têm uma força formadora muito intensa. São as relações de poder entre grupos diferenciados dentro da escola que produzem aceitação ou rejeição de certos comportamentos, em prejuízo de outros, são os comportamentos de discriminação dissimulada das diferenças e, até mesmo, a existência de uma profecia auto-realizadora dos professores que classifica, de antemão, certos alunos como bons e outros como maus. O currículo oculto também vai se manifestar,entre outras formas, na maneira como os funcionários tratam os alunos e seus pais, no modo de organização das salas de aula, no tipo de cartaz pendurado nas paredes, nas condições de higiene e conservação dos sanitários, no próprio espaço físico da escola.

6 Diante disso, há algumas questões básicas que toda a escola deveria analisar: Que mensagens não explícitas a escola vem passando para seus alunos? Que conteúdos vêm privilegiando? Que currículo está sendo construído – o que enfatiza o sucesso escolar, ou o que, implicitamente, se conforma com o fracasso?
___________________________________
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Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5

Mensagem por Admin em Qui 13 Nov 2014 - 21:51

Caros Professores e Estudantes,
Estou colocando neste tópico uma cópia do Projeto Político Pedagógico de nossa escola para que leiam, reflitam e participem dessa nossa discussão que está no nosso fórum desde o dia 5 de outubro.
____________________________________________
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

ESCOLA CLETO CAMPELO

Gravatá – PE




“Ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria” (Paulo Freire)

APRESENTAÇÃO

“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e suas qualificações para o trabalho.”

No anseio de dinamizar o que preceitua a LDB, esta Unidade de Ensino compromete-se com a sua clientela desenvolver na prática os princípios norteadores do Ensino Fundamental e Médio. Portanto, faz-se necessária a elaboração de uma proposta pedagógica dinâmica e coerente com a realidade escolar.

JUSTIFICATIVA

Esta Unidade de Ensino, sensibilizada com os desafios educacionais e comprometida com uma parcela da sociedade que busca na escola pública de qualidade a oportunidade de inclusão social, visando através da elaboração desta proposta pedagógica, atender a finalidade básica da educação.

OBJEIVO GERAL

Ø Proporcionar uma educação de qualidade, norteada pelos princípios educacionais explicitados na legislação em vigor. Tendo como foco principal a função social da escola.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ø Oportunizar acesso e permanência na escola;

Ø Favorecer a produção e a divulgação do conhecimento no ambiente escolar e na comunidade;

Ø Primar pela qualidade do ensino aprendizagem;

Ø Realizar atividades interdisciplinares norteadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais;

Ø Incentivar e dinamizar a participação em atividades culturais.

METAS GLOBAIS

Ø Oferecer educação básica nos vários níveis de ensino;

Ø Elevar o índice de rendimento dos anos que apresentarem baixo;

Ø Incentivar os alunos do Ensino Médio no 1º ano, tentando reduzir o abandono;

Ø Implantação do projeto aluno monitor;

Ø Proporcionar encontros com a comunidade escolar;

Ø Momentos de capacitação dos professores e funcionários, divulgar a realização na GRE;

Ø Realizar visitas domiciliares, buscando integração e solução de problemas;

Ø Vivenciar o calendário sócio cultural com a participação de professores e bibliotecários;

Ø Proporcionar momentos de conscientização pela conservação e limpeza da escola com professores e alunos;

Ø Otimizar a utilização dos recursos didáticos;

Ø Criar momentos de palestras informativas que auxilie o desenvolvimento do relacionamento familiar em combate a fatores que influenciam negativamente nas atividades educativas;

Ø Incentivar grupos de dança, teatro e capoeira;

Ø Incentivar o uso do fardamento, visando proteção do ambiente escolar;

Ø Realizar conselho de classe a cada bimestre com professores, coordenação e gestão;

Ø Incentivar a criação de projetos que incentive a leitura junto as bibliotecas;

Ø Criar hábito da oração, pelo menos no 1º turno.

AÇÕES

Ø Convocar os pais dos alunos com baixos rendimento e freqüência escolar;

Ø Divulgar e implantar o projeto aluno amigo, onde este passará a ser um colaborador na limpeza e conservação da escola;

Ø Trazer, na medida do possível, profissionais que evidenciem capacitação dos funcionários e professores;

Ø Visitar casas de alunos (quando houver impossibilidade dos pais freqüentarem a escola;

Ø Dinamizar junto com a biblioteca, atividades culturais do calendário;

Ø Evidenciar palestras e visitas às salas, procurando identificar problemas e soluções;

Ø Promover oficinas para uso de recursos didáticos na escola;

Ø Promover reuniões e palestras com alunos e comunidades;

Ø Requisitar das bibliotecárias, elaboração e implantação de projetos;

Ø Confeccionar cartões de identificação;

Ø Evidenciar e realizar a cada semestre o conselho de classe.

AVALIAÇÃO

Esta presente proposta será avaliada através do processo de amostragem com alunos e funcionários, visando identificar aeficácia das metas e ações.

Esta proposta ficará passível de alterações para adequação da realidade.

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Identificação:

Nome da Escola: Escola Cleto Campelo

Jurisdicionada pela Secretaria de Educação de Pernambuco

Código da Escola: SEE: 26.066.623

Endereço: Av. Agamenon Magalhães s/n – CEP 55.642-210

Telefones: (81) 3563-9067

Número de alunos modalidade de ensino:

Ensino Fundamental: 504 (quinhentos e quatro) alunos;

Ensino Médio: 836 (oitocentos e trinta e seis) alunos.

Horário de funcionamento:

Manhã: 7h 10min às 11h 40mim;

Tarde: 12h 55min às 17h 40min;

Noite: 18h50min às 21h50min.

Número de turmas por turno:

Manhã: 11 (onze);

Tarde: 12 (doze);

Noite: 10 (dez).

Total: 33 (trinta e três).

Número de Professores:

Ensino Fundamental de 7º ano a 9º ano: 25 (vinte e Cinco) professores;

Ensino Médio: 30 (trinta) professores.

Número de funcionários:

21 (vinte e um) funcionários.

Composição da equipe administrativa, pedagógica e de apoio:

Gestores: Orlene Rosale Nascimento

Secretária: Janice Maciel da Silva Paiva

Educador de Apoio: Flávio Roberto Brainer de Oliveira

Apoio Pedagógico: Tassiane Bezerra de Vasconcelos

Auxiliares de Secretaria:

Edileuza Xavier da Silva

Iolanda de Arruda Rito

José Agostinho dos Santos Júnior

Bibliotecárias:

Ana Lúcia Rodrigues de Oliveira

Gilvanete Serafim Silva

Mirian Tavares de Farias Silva

Sônia Maria Farias de Paula

Analistas Educacionais:

Hávila Walkíria Souza de Lima Silva

Maria Josimary de Medeiros Correia Souza
__________________________________________________________________
Para dar início a nossa discussão, quero fazer algumas provocações em forma de questionamentos:

1. Você conhecia o Projeto Político Pedagógico de nossa escola ?

2. Sabe o que é, como e por quem ele é feito ?

3. Participou da sua elaboração ?

PENSO QUE ESTAS TRÊS PERGUNTAS SÃO O SUFICIENTE PAR QUE O NOSSO DIÁLOGO COMECE A EXISTIR.

UM GRANDE ABRAÇO A TODOS !!!
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Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5

Mensagem por Renata A. F. Santiago em Sex 14 Nov 2014 - 20:05

Não conhecia o PPP da Escola Cleto Campelo, o primeiro contato foi aqui no fórum mesmo, sei muito bem de sua importância pois sem ele a escola segue sem rumo, espero poder participar de sua continuidade pois ele é um documento sem fim que sempre se molda a nossa realidade.
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Renata A. F. Santiago

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Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5

Mensagem por Admin em Sab 15 Nov 2014 - 7:00

Ok, Renata...

Agora que você conhee o "nosso" PPP, gostaria de retroceder a postagem inicial dessa discussão, onde são feitos alguns questinoamentos:

1. Faça a leitura da proposta curricular da sua escola (PPP) e do componente curricular em que você atua presente nessa proposta

De que maneira você percebe o componente curricular em que você atua presente nesta proposta? (VER METAS E AÇÕES DO PPP).
Que mensagens não explícitas a escola vem passando para seus alunos?
Que conteúdos vêm privilegiando?
Que currículo está sendo construído – o que enfatiza o sucesso escolar, ou o que, implicitamente, se conforma com o fracasso?


Conduza esta roda de diálogo de modo a fazer emergir propostas, sugestões de outros encaminhamentos para o currículo, para as disciplinas e para outros arranjos curriculares, considerando as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia.

Que sugestões você nos apresenta nesta roda de diálogo para, como você mesma afirma, poder participar da continuidade do nosso PPP ?

Grande abraço !!!
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Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5

Mensagem por Admin em Seg 17 Nov 2014 - 13:18

POSTAGEM REMOVIDA DO TÓPICO "RELAÇÃO COM A ESCOLA" PELA MODERAÇÃO DO FÓRUM
____________________________
por Héltter Ramos em Ter 21 Out 2014 - 23:44


A escola deveria implantar pessoas auxiliares aos professores para facilitar
as aulas com os alunos, e em relação a estrutura escolar deve ser planejado
fazer um laboratório de ciências para os estudantes e professores de biologia,
química e ciência para que possam trabalhar e explicar com mais clareza os
elementos constituídos, e a reforma dos banheiros principalmente o dos
garotos. Para os alunos que não se dedica ao estudo deveria ser implantado
um projeto que facilitasse a aprendizagem em que poderia resultar bons
resultados e o índice de notas escolar subiria.
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Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5

Mensagem por Admin em Seg 17 Nov 2014 - 13:20

POSTAGEM REMOVIDA DO TÓPICO "RELAÇÃO COM A ESCOLA" PELA MODERAÇÃO DO FÓRUM
____________________________
Ok, Helter,

Que legal esse seu pensamento. Isso mostra o quanto você se preocupa com uma escola bem melhor do que a que temos, e essa é uma das finalidades do nosso fórum. São proposições assim que levam as pessoas a discutir idéias, fortalecer pensamentos e tomar decisões a partir do momento em que a comunidade escolar se deixa sensibilizar. Esse é o caminho. Vamos ouvir o que as pessoas pensam. Ok?
Grande abraço !!!
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Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5

Mensagem por Admin em Seg 17 Nov 2014 - 13:22

POSTAGEM REMOVIDA DO TÓPICO "RELAÇÃO COM A ESCOLA" PELA MODERAÇÃO DO FÓRUM
____________________________


por Emerson Silva em Qua 22 Out 2014 - 4:19


Muito bom saber como nossos alunos pensam e utilizar essas manifestações que iram surgir espontaneamente para melhorar cada vez mais a escola e consequentemente o processo de ensino aprendizagem.
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Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5

Mensagem por Admin em Seg 17 Nov 2014 - 13:24

POSTAGEM REMOVIDA DO TÓPICO "RELAÇÃO COM A ESCOLA" PELA MODERAÇÃO DO FÓRUM
____________________________


por Evelise Ramos da Silva em Qua 22 Out 2014 - 22:39


Concordo contigo Héltter , deveria também fazer estímulos aos professores para que não só os estudantes mas eles também dessem juntos o melhor de si dentro da sala de aula .
Evelise Ramos da Silva





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Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5

Mensagem por Admin em Seg 17 Nov 2014 - 13:26


POSTAGEM REMOVIDA DO TÓPICO "RELAÇÃO COM A ESCOLA" PELA MODERAÇÃO DO FÓRUM
____________________________
por Admin em Qui 23 Out 2014 - 0:44


Caros Heltter e Evelise,

Coloqui no tópico "REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5" um pequeno texto muito esclarecedor a respeito do currículo escolar. Sujiro que façam uma leitura muito criteriosa para compreenderem o seu significado da melhor maneira possível. Enquanto eu estava lendo o texto fui me lembrando desses colóquios de vocês no nosso fórum e observando o quanto eles estão dentro da temática que estamos estudando. Não sei se vocês já fizeram uma leitura e se perceberam o mesmo que percebí. De qualquer forma, fica dada a sugestão.
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Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5

Mensagem por Admin em Seg 17 Nov 2014 - 13:28

POSTAGEM REMOVIDA DO TÓPICO "RELAÇÃO COM A ESCOLA" PELA MODERAÇÃO DO FÓRUM
____________________________

por luan santos em Qui 23 Out 2014 - 23:16


Essa ai eu concordo plenamente com você Heltter e também com tudo isso, deveriam deixar os alunos mexerem nos computadores da escola e emplantar um sistema que os celulares se desligassem, para os alunos aprenderem mais.
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Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5

Mensagem por Admin em Seg 17 Nov 2014 - 13:30

POSTAGEM REMOVIDA DO TÓPICO "RELAÇÃO COM A ESCOLA" PELA MODERAÇÃO DO FÓRUM
____________________________


por Mônica Oliveira em Sex 24 Out 2014 - 4:24


Heltter escreveu:
"a reforma dos banheiros principalmente o dos
garotos."

Como eu trabalho em escola há muito tempo, uma das coisas que mais eu vejo é a depredação do patrimônio por parte dos estudantes. Já presenciei muitas vezes cenas de destruição, ou seja, eu presenciei o ato de depredar e não somente o resultado desse ato. Em muitos momentos em que fui interferir para evitar os danos, fui debochada por aqueles estudantes.

Penso que antes de se recuperar o que está quebrado, é preciso fazer um trabalho de conscientização dos estudantes. Do contrário, em pouco tempo, tudo estará quebrado novamente.

Tente se dirigir a algum estudante que você vê quebrando e destruindo as coisas e pedir para não fazer tais atos e escute a resposta que ele vai lhe dar...
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Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5

Mensagem por Carmem Lúcia Gomes da Sil em Seg 17 Nov 2014 - 17:40

Boa tarde, gente.

Eu até pouco tempo desconhecia a existência do PPP da Escola Cleto Campelo, inclusive diversas vezes conversei com alguns colegas sobre a necessidade do mesmo, visto que ele é o documento que orienta as decisões da escola, daí a sua importância e a necessidade de que este seja criado pela comunidade escolar, ou seja, gestores, professores, alunos, pais e demais pessoas envolvidas no que diz respeito à vida na escola de de certa forma fora dela.
Não participei da sua elaboração, pelo menos não diretamente, mas acredito que o pontapé inicial já foi dado, ou seja, que ele saia do papel e possa de verdade ser "vivido" por todos nós, professores, alunos, etc.
Infelizmente, talvez por culpa nossa, muitos alunos ainda desconhecem o fato de que existe um currículo, é o que tenho percebido em nossas conversas. Falta o esclarecimento, principalmente de nossa parte, no que diz respeito a dar transparência a coisas que dizem respeito ao trabalho realizado na escola, aos elementos que norteiam as nossas ações enquanto educadores.

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Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5

Mensagem por Carmem Lúcia Gomes da Sil em Seg 17 Nov 2014 - 17:45

Só esclarecendo a sua colocação, Luan, não há uma lei que proíba o uso dos computadores. Diversas vezes já me organizei e trabalhei lá com alunos de diversas turmas, a questão é que a escola não dispõe de um número de computadores para realização de trabalhos individuais, por esta razão, nas vezes que fiz isso dividi as turmas em grupos e não tivemos nenhum problema quanto a isso.

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Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5

Mensagem por Mônica Oliveira em Qua 19 Nov 2014 - 21:39

Carmem Lúcia afirmou: "Eu até pouco tempo desconhecia a existência do PPP da Escola Cleto Campelo, inclusive diversas vezes conversei com alguns colegas sobre a necessidade do mesmo, visto que ele é o documento que orienta as decisões da escola, daí a sua importância e a necessidade de que este seja criado pela comunidade escolar, ou seja, gestores, professores, alunos, pais e demais pessoas envolvidas no que diz respeito à vida na escola de de certa forma fora dela."

Sou uma das professoras mais recentes da escola e nunca ouvi nenhum dos colegas falar do projeto político pedagógico, exceto Taciana que sabia da existência desse projeto. Gostaria de saber se algum colega participou da elaboração do PPP, pois na escola onde trabalhei anteriormente, houve um trabalho de pesquisa junto aos funcionários, professores, estudantes, pais e comunidade do entorno da escola que deu origem ao documento aprovado em assembléia extraordinária. Foi esse trabalho junto com todos os seguimentos da escola que deu legitimidade ao documento que funcionou em muitos aspectos. Acho que o nosso PPP precisa ser reformulado com a maior brevidade possível, já que não contempla, por exemplo, o componente curricular em que atuo como professora.

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Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5

Mensagem por elida manuela da silva sa em Sab 22 Nov 2014 - 10:11

Sabia que existia um currículo escolar (PPP), mas não era de meu conhecimento de tudo o pude ler na atividade V, concordo com as palavras de Carmen e Mônica, e com curiosidade busquei entender um currículo por áreas, e busquei entender o que poderia ser acrescido em matemática.

O currículo matemático propicia aos estudantes o aprendizado de habilidades e de um conhecimento que abrange Números e Álgebra, Medidas e Geometria, Estatística e Probabilidade. Ele desenvolve as capacidades de saber matemático onde todos os estudantes precisam em sua vida social, e m seu trabalho, ele poderia fornecer os fundamentos sobre os quais se constroem as especialidades e aplicações profissionais da matemática.

A matemática com toda sua beleza e grandeza tem por objetivo construir no aluno uma apreciação da elegância e poder do raciocínio lógico e matemático.

O currículo pedagógico da escola e em especial currículo pedagógico matemático poderia focar no desenvolvimento crescente discutir a compreensão do estudo da matemática.

O currículo matemático poderia em nossa escola ter por objetivo conquistar os alunos de forma dinâmica nas áreas exatas. Que os educadores estejam confiantes, estimulados a uma grande mudança, que sejam criativos e comunicadores da grandeza e riqueza do estudo matemático, capazes de investigar, representa r situações em suas vidas pessoais, de trabalho e como cidadoes ativos, tornando o âmbito de trabalho mais satisfatório.

Devemos desenvolver uma compreensão crescente e sofisticada dos conceitos matemáticos e que sejam capazes de propôr e resolver problemas em Números e Álgebra, Medida e Geometria, Estatística e Probabilidade.

Δ Números e Álgebra- desenvolveríamos um estudo onde temos a oportunidade de enriquecer um ao outro. Os alunos teriam a autonomia de explorar a magnitude e estratégia s para a contagem e representação dos números.

Δ Medida e Geometria - apresentaríamos uma avaliação prática. Aos alunos poderíamos desenvolver uma compreensão crescente sofisticada gerando maior interesse ao estudo.

Δ Estatística e Probabilidade - construiríamos de modo paralelo ao currículo e, então, progressivamente, construímos as conexões entre elas.

Com toda essa construção poderíamos desenvolver com os alunos habilidades ao escolherem procedimentos adequados, realizando assim de maneira mais flexível.

Com tudo, na escola se trabalhadas o conhecimento do PPP poderiam ser envolvidas aos estudantes em uma variedade prática, incluindo o reconhecimento e controle de emocões desenvolvido pela compreensão de todos que fazem parte do corpo escolar, e estabelecer relações positivas, assim, poderíamos tomar melhores decisões e responsáveis, trabalhando em equipe e lidando de maneira construtiva, significativa, cognitiva para uma mudança e tomada de decisões mais desafiadoras.
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Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5

Mensagem por jacicleide em Sab 22 Nov 2014 - 13:23

O currículo é o documento que norteia o meu trabalho como professora, nele eu encontro os conteúdos e objetivos para o trabalho a ser realizado na disciplina que leciono, o que não quer dizer que o mesmo seja seguido ao pé da letra. Dessa forma refiro-me ao currículo oculto, aquele que trabalhamos considerando a diversidade de alunos que a escola atende.
No que diz respeito ao PPP, até então eu não sabia da sua existência, mas compreendo como algo necessário para que a escola funcione bem, percebo- como uma forma de regulamentar o que fazemos.

jacicleide

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Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5

Mensagem por Adriana Mendes em Sab 22 Nov 2014 - 14:27

Prazer em conhecê-lo PPP! Sou professora desta escola desde 2006 e não o conhecia, mas percebo que o mesmo deve ser o nosso "norte" , para que ocorra a harmonia em todos os ambientes da escola atravéds de um trabalho conciso e eficiente.

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Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5

Mensagem por maria edenice da silva em Sab 22 Nov 2014 - 18:09

Não conhecia e nem sabia por quem foi elaborado o PPP da escola Cleto Campelo. A partir do fórum que tive conhecimento .É necessário que a Escola tenha um direcionamento, um objetivo como "ESCOLA" e para isso é preciso que seja elaborado e vivenciado o Projeto Político Pedagógico .

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Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5

Mensagem por maria edenice da silva em Sab 22 Nov 2014 - 18:58

O currículo é o instrumento que direciona o trabalho do professor e que possibilita nas áreas de ciências humanas a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. No entanto a vivencia do PPP dará suporte para o sucesso da Escola. Porém a ESCOLA CLETO CAMPELO
precisa escolher que tipo de Escola ela deseja ser.

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Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5

Mensagem por EDIVALDO MANOEL DOS SANTO em Sab 22 Nov 2014 - 20:56

ATÉ ENTÃO NAO CONHECIA O PPP DA NOSSA ESCOLA. PERCEBO A GRANDE IMPORTÂNCIA DO MESMO PARA NOSSA ESCOLA. TAMBÉM NO PARTICIPEI NA ELABORAÇÃO MAIS COM CERTEZA A PARTIR DE AGORA VOU COLABORAR COM SUGESTÕES E PARA QUE ELE FIQUE MAIS SÓLIDO E ASSIM CONTRIBUA PARA MELHORAR AINDA MAIS NOSSO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. FOI MUITO POSITIVA A ATITUDE. ACHO QUE NOSSA ESCOLA ESTAVA PRECISANDO DA ELABORAÇÃO DESSE PROJETO.

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Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5

Mensagem por Mônica Oliveira em Seg 24 Nov 2014 - 7:04

Em relação a construção do projeto político pedagógico, falei da participação de toda a comunidade na outra escola onde trabalhei. Alguns dos professores que participaram daquela construção, hoje estão na nossa escola.Seria muito bom se eles entrassem no nosso fórum e contribuissem com essa nossa discussão.
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Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5

Mensagem por elida manuela da silva sa em Seg 24 Nov 2014 - 15:47

A escola não é apenas um espaço social de emancipação ou libertadora, ela é também um ambiente de socialização da mudança na construção de uma boa qualidade. O currículo é fundamental ao acesso à cultura, no sentido crítico, à participação cívicas, ao reconhecimento mais belo, que tenham respeito um pelos outros.
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Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5

Mensagem por Admin em Seg 24 Nov 2014 - 15:51

É verdade, Élida... Tudo isso integra o currículo que deve estar inserido no projeto político pedagógico da escola.
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