PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL CLETO CAMPELO

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PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL CLETO CAMPELO

Mensagem por Admin em Seg 6 Out 2014 - 14:55

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

ESCOLA CLETO CAMPELO

Gravatá – PE


 
“Ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria” (Paulo Freire)


 
APRESENTAÇÃO

            “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e suas qualificações para o trabalho.”

            No anseio de dinamizar o que preceitua a LDB, esta Unidade de Ensino compromete-se com a sua clientela desenvolver na prática os princípios norteadores do Ensino Fundamental e Médio. Portanto, faz-se necessária a elaboração de uma proposta pedagógica dinâmica e coerente com a realidade escolar.


 
JUSTIFICATIVA

            Esta Unidade de Ensino, sensibilizada com os desafios educacionais e comprometida com uma parcela da sociedade que busca na escola pública de qualidade a oportunidade de inclusão social, visando através da elaboração desta proposta pedagógica, atender a finalidade básica da educação.


 
OBJEIVO GERAL

Ø  Proporcionar uma educação de qualidade, norteada pelos princípios educacionais explicitados na legislação em vigor. Tendo como foco principal a função social da escola.


 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ø  Oportunizar acesso e permanência na escola;

Ø  Favorecer a produção e a divulgação do conhecimento no ambiente escolar e na comunidade;

Ø  Primar pela qualidade do ensino aprendizagem;

Ø  Realizar atividades interdisciplinares norteadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais;

Ø  Incentivar e dinamizar a participação em atividades culturais.

METAS GLOBAIS

Ø  Oferecer educação básica nos vários níveis de ensino;

Ø  Elevar o índice de rendimento dos anos que apresentarem baixo;

Ø  Incentivar os alunos do Ensino Médio no 1º ano, tentando reduzir o abandono;

Ø  Implantação do projeto aluno monitor;

Ø  Proporcionar encontros com a comunidade escolar;

Ø  Momentos de capacitação dos professores e funcionários, divulgar a realização na GRE;

Ø  Realizar visitas domiciliares, buscando integração e solução de problemas;

Ø  Vivenciar o calendário sócio cultural com a participação de professores e bibliotecários;

Ø  Proporcionar momentos de conscientização pela conservação e limpeza da escola com professores e alunos;

Ø  Otimizar a utilização dos recursos didáticos;

Ø  Criar momentos de palestras informativas que auxilie o desenvolvimento do relacionamento familiar em combate a fatores que influenciam negativamente nas atividades educativas;

Ø  Incentivar grupos de dança, teatro e capoeira;

Ø  Incentivar o uso do fardamento, visando proteção do ambiente escolar;

Ø  Realizar conselho de classe a cada bimestre com professores, coordenação e gestão;

Ø  Incentivar a criação de projetos que incentive a leitura junto as bibliotecas;

Ø  Criar hábito da oração, pelo menos no 1º turno.


 
AÇÕES

Ø  Convocar os pais dos alunos com baixos rendimento e freqüência escolar;

Ø  Divulgar e implantar o projeto aluno amigo, onde este passará a ser um colaborador na limpeza e conservação da escola;

Ø  Trazer, na medida do possível, profissionais que evidenciem capacitação dos funcionários e professores;

Ø  Visitar casas de alunos (quando houver impossibilidade dos pais freqüentarem a escola;

Ø  Dinamizar junto com a biblioteca, atividades culturais do calendário;

Ø  Evidenciar palestras e visitas às salas, procurando identificar problemas e soluções;

Ø  Promover oficinas para uso de recursos didáticos na escola;

Ø  Promover reuniões e palestras com alunos e comunidades;

Ø  Requisitar das bibliotecárias, elaboração e implantação de projetos;

Ø  Confeccionar cartões de identificação;

Ø  Evidenciar e realizar a cada semestre o conselho de classe.


 
AVALIAÇÃO

            Esta presente proposta será avaliada através do processo de amostragem com alunos e funcionários, visando identificar aeficácia das metas e ações.

            Esta proposta ficará passível de alterações para adequação da realidade.


 
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA


 
Identificação:

Nome da Escola: Escola Cleto Campelo

Jurisdicionada pela Secretaria de Educação de Pernambuco

Código da Escola: SEE: 26.066.623

Endereço: Av. Agamenon Magalhães s/n – CEP 55.642-210

Telefones: (81) 3563-9067


 
Número de alunos modalidade de ensino:

Ensino Fundamental: 504 (quinhentos e quatro) alunos;

Ensino Médio: 836 (oitocentos e trinta e seis) alunos.


 
Horário de funcionamento:

Manhã: 7h 10min às 11h 40mim;

Tarde: 12h 55min às 17h 40min;

Noite: 18h50min às 21h50min.


 
Número de turmas por turno:

Manhã: 11 (onze);

Tarde: 12 (doze);

Noite: 10 (dez).

Total: 33 (trinta e três).

Número de Professores:

Ensino Fundamental de 7º ano a 9º ano: 25 (vinte e Cinco) professores;

Ensino Médio: 30 (trinta) professores.


 
Número de funcionários:

21 (vinte e um) funcionários.


 
Composição da equipe administrativa, pedagógica e de apoio:

Gestores: Orlene Rosale Nascimento

Secretária: Janice Maciel da Silva Paiva

Educador de Apoio: Flávio Roberto Brainer de Oliveira

Apoio Pedagógico: Tassiane Bezerra de Vasconcelos


 
Auxiliares de Secretaria:

Edileuza Xavier da Silva

Iolanda de Arruda Rito

José Agostinho dos Santos Júnior


 
Bibliotecárias:

Ana Lúcia Rodrigues de Oliveira

Gilvanete Serafim Silva

Mirian Tavares de Farias Silva

Sônia Maria Farias de Paula


 
Analistas Educacionais:

Hávila Walkíria Souza de Lima Silva

Maria Josimary de Medeiros Correia Souza


 
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